quinta-feira, novembro 17, 2005

Ambientes

Ontem jogou-se a segunda parte dos “playoffs” de qualificação para o Mundial de futebol que se disputará na Alemanha no próximo verão. A foto refere-se a um desses jogos, o Turquia x Suíça que para a história terminou com o resultado de 4-2 para os turcos mas que valeu a qualificação aos suíços. Queria falar não do jogo em si mas de um dos aspectos mais interessantes, o ambiente que rodeia estes jogos, sim porque nem todos os jogos têm ambientes fantásticos como este teve e como é apanágio dos turcos. O barulho ensurdecedor que os adeptos turcos provocam deve causar um arrepio enorme dentro de um jogador ou de um árbitro embora hoje se tenha jogadores e árbitros muito melhor preparados psicologicamente. Da minha curta experiência como árbitro apenas vivi um jogo com mais de 30.000 pessoas, era um jogo amigável mas sentir o ambiente nas minhas costas fez-me arrepiar, e os adeptos estavam calmos imagino como seria num jogo complicado, ou a sério...

Sei que tenho um desejo enorme de vir a actuar num palco destes, sentir toda aquela energia electrizante pronta a reagir conforme as emoções deve ser fantástico...


(P.S. : De certeza bem melhor do que estou acostumado a apanhar nos campos pelo nosso país fora...)