quarta-feira, julho 25, 2007

Doping

Mais um caso de doping no ciclismo, mais um pode-se apenas pensar, mas afinal o que estará por detrás deste flagelo? Desta vez calhou a uma das maiores figuras da maior prova de ciclismo mundial, mas não só no ciclismo se vive constantemente sobre a mentira. Outra modalidade muito afectada é o atletismo, mas porque será?
Todos os anos voltamos ao mesmo, este ano é que é, este ano é que vamos ter uma volta a França sem doping, este ano, este ano…

Mas o que irá na mente dos atletas? E das equipas?
Será por haver tanta concorrência, ou porque por haver melhores no passado esta seja a derradeira hipótese e não se olhe aos meios? Compensará assim tanto o risco?
Sinceramente penso que não, mas custa-me a ver casos como o de Alexandre Vinokourov, já sem hipóteses de ganhar recorreu ao doping para quê? Para denegrir a sua imagem apenas…

No Atletismo a coisa passa-se de maneira diferente, ou no fundo igual. Voltando uns anos atrás e ao tempo da RDA, país sobejamente conhecido pelos seus cientistas do doping, aqui a história era diferente. Havia doping e desenvolvimento suportado pelo estado para obter vitórias desportivas e ao mesmo tempo políticas. Mas seria só aqui?
Como recentemente se veio a descobrir há imensos atletas norte-americanos de topo dopados, num caso ainda pior pois aqui apenas se veio a descobrir porque alguém denunciou o caso, porque as substancias utilizadas eram indetectáveis à data.
Se no desporto norte-americano há milhares de atletas de topo, devido a bons programas nas escolas e universidades, há claro uma maior concorrência e a fama essa é curta se não se consegue dominar o seu desporto, logo a tentação torna-se maior…

No “meu” desporto poucos vão sendo os casos de doping, mas lá está é um desporto colectivo, nem todos são controlados, o dinheiro que se ganha é muito, isto a níveis de topo claro.
Lembro-me uma vez ter chegado a um campo e pelo caminho para os balneários me cruzar com um jogador, o qual me apresenta um comprimido branco e pergunta: “- Senhor árbitro posso tomar isto?” A que eu respondi: “- Você é que sabe, a responsabilidade é sua!”
Uma outra vez estava eu mal de saúde, quer dizer tinha umas tonturas estranhas e alguma falta de equilíbrio, só me sentia bem em movimento. Depois de um jogo de juniores dirigi-me a um centro de saúde, após os exames fui medicado e o médico pergunta-me: “Vocês (árbitros) vão ao controlo anti-doping? É que este medicamento tem substâncias proibidas!”.

Será crime um árbitro dopar-se? Afinal todos exigem a melhoria de rendimento dos árbitros! Eu penso que será crime sim, afinal existe uma classificação e todos deveriam ter condições físicas iguais, ou pelo menos naturais a si próprio. Sim porque como todos dias vemos nas notícias já não basta os “padrinhos” e uma outra praga que é a corrupção.